sábado, 15 de setembro de 2012

Mais uma participação do Garatuja no Salãozinho de Humor de Piracicaba.

Fica aberto até o dia 14 de outubro o 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Esse é o mais importante evento ligado ao humor no Brasil e considerado um dos mais tradicionais do mundo. Criado em 1974 por iniciativa de jornalistas e intelectuais de Piracicaba-SP, em plena ditadura militar, ele contou com o apoio de grandes nomes do humor nacional como Millôr Fernandes, Jaguar, Fortuna, Henfil, Ziraldo, Zélio e Paulo Francis, à época os responsáveis pelo irreverente Jornal O Pasquim. Abaixo um vídeo, realizado originalmente em Super 8, que mostra a abertura do 1º Salão de Humor. Os livros Sem Sahida, de Zélio Alves Pinto e Ovelha Negra, de Geandré, que aparecem nele fazem parte da pequena biblioteca do Garatuja que conta também com outras publicações, gibis e revistas ligadas ao humor disponibilizadas aos freqüentadores do espaço.


Para o Salão desse ano foram selecionados 436 obras entre os 3.442 trabalhos inscritos, distribuídos entre 89 caricaturas, 100 cartuns, 76 charges, 78 tiras/HQs e 85 trabalhos sobre o tema intolerância, além de 8 peças  tridimensionais que também fazem parte da exposição. Além de contar com a inscrição de artistas de todos os estados brasileiros, o Salão teve ainda inscrição de países como Albânia, Bulgária, Chipre, Croácia, Grécia, Finlândia, Hungria, República Tcheca, Lituânia, Polônia, Romênia, Nova Zelândia, Rússia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Uzbequistão, Irã, Israel, Macedônia, Paquistão, Quênia, Sérvia, Sudão, Turquia, Ucrânia, entre outros. Com esse histórico dá para se ter uma idéia da dificuldade que é ser selecionado. Nosso ex-aluno Davi Veronese foi premiado no ano passado, pegando 2º lugar no Salãozinho de Humor, evento paralelo dedicado as crianças e jovens até 14 anos.
http://institutogaratuja.blogspot.com.br/2011/10/premiacao-do-salaozinho-de-humor.html Esse ano, como não podia mais participar do Salãozinho, Davi enviou dois trabalhos para o Salão oficial, e não foi selecionado...mas isso não é motivo para desanimo. Primeiro porque ele só tem 15 anos de idade, portanto, com longo caminho pela frente e depois porque disputou espaço com artistas gráficos profissionais de vários países. Muitos marmanjos tentam a anos entrar nesse Salão e também não conseguem. É por essa dificuldade que o Salão de Humor de Piracicaba é referencia e passaporte para os iniciantes na profissão. Abaixo as caricaturas feitas pelo Davi. Dá pra ver que talento não lhe falta, mas em arte só passa pelo estreito funil quem insiste, persiste e bota fé no próprio taco...e isso só depende dele.

O escritor Monteiro Lobato


























Cantora e compositora Rita Lee



























Para o 10º Salãozinho de Humor de Piracicaba desse ano mandamos dessa vez os trabalhos de Lia Tricoli, de onze anos. Ela foi selecionada com três caricaturas dos personagens do seriado Chaves. Logo no inicio desse blog postei um texto (O Humor no Garatuja) onde falo sobre o processo de descoberta do desenho pela Lia.

Seu Barriga
























Chiquinha
























Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário